Quando um time de futebol se apresenta com o nome de Gana, Brasil, Alemanha, entre outros, na minha opinião, é inevitável pensar que se torna um tipo de representação dos países com o mesmo nome. Neste caso, vejo que representar pode significar "tornar-se", ou, pode ser apenas "possuir uma ligação".
Copa do Mundo, um torneio de futebol, traz apenas jogos de bola, a maioria dos jogos não são bons, dentro de campo, onze homens pra cada lado, ninguém é representante da cultura de milhões do seu país, não é guerra, não é acordo comercial, não é disputa de fronteira, nem visita diplomática ou qualquer uma dessas safadezas oficiais que os países fazem entre si!
Entretanto, como negro, não gostei do desempenho das seleções africanas na Copa. E não gostei apenas porque jogaram mal, ou porque priorizaram a força e não a técnica. Na minha cabeça de doido é mais que isso, eles tinham que ter o melhor desempenho da história numa Copa, pois em continente africano, sofrer mais uma derrota para os invasores europeus é lamentável! Bom, mas isso é problema meu, "ligações" da minha cabeça!
Na verdade, países como África do Sul e Brasil, ao realizarem um evento desse tipo, normalmente estão sendo derrotados antes de qualquer partida. Gastam bilhões fazendo estádios e não tentam resolver os problemas centrais da sociedade. Poucos lucram muito, pode existir um ganho em transporte público, mas isso seria obrigação do governo e não efeito colateral.
Copa do Mundo, são apenas jogos de futebol, mas não são apenas jogos de futebol.
Wellington - Poeta de Gaveta