sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Booker Taliaferro Washington


“(...) o protetor dos fracos adquire forças novas e o opressor dos infelizes enfraquece”


Um cara que deveria ser mais conhecido no Brasil. Posso não concordar com tudo, mas é um cara que realizou muito.


Nascido escravo, quando criança Booker Washington acompanhou atentamente as notícias da guerra civil entre sul e o norte que culminaram com a abolição da escravidão nos Estados Unidos. Sua luta por educação foi extraordinária e na autobiografia não deixa de marcar em quais conceitos acreditava para melhorar a sociedade. O mérito, o ensino profissionalizante, a filantropia, o pacifismo e o cristianismo eram as bases de Washington, muitas vezes criticado por ser um conciliador e não investir em reivindicações mais agressivas contra a opressão e a desigualdade racial do seu país, especialmente no sul. Viveu de 1856 até 1915. Tornou-se um dos mais poderosos oradores do seu tempo. Fundou e administrou o Instituto de Tuskegee para educação de negros no Alabama.


WASHINGTON, Booker Taliaferro. Memórias de um negro. Tradução de Graciliano Ramos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940.


2 comentários:

Anônimo disse...

Possuo essa biografia. De fato, há vários comportamentos que não concordo (geralmente prefiro atitudes mais parecidas com a filosofia do Malcom X e Panteras Negras), mas a contribuição desse homem negro para nossa raça foi marcante. Wellington, você garimpou e encontro algo muito raro. Parabéns pela referência!

Um abraço negro!

Leandro (NCN)

POETA DE GAVETA disse...

Realmente é raro. Legal você ter e já conhecer. Vamos divulgar as idéias dele, aqui no Brasil falta uma troca de idéias maior.

Abraço negro!

Wellington