terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Loucura


A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho. (Coringa)



Mas, parece incrível, desde que o mundo é mundo, nunca houve um só homem que, manifestando o reconhecimento, fizesse o elogio da Loucura. (Erasmo de Rotterdam)



Desarranjo mental que, sem a pessoa afetada estar ciente do seu estado, lhe modifica profundamente o comportamento e torna-a irresponsável. (Dicionário Michaelis)


O termo delirium era empregado como designação geral de loucura, mas também se referindo a perturbações mentais agudas associadas a doenças febris. (Hospital das Clínicas)


"Ele é louco, mas não rasga dinheiro." (Ditado Popular)

4 comentários:

Unknown disse...

mudanças de comportamento...perturbações mentais...rasgar dinheiro...
sempre, em toda época e lugar os comportamentos esperados são os mesmos? qual a definição exata de pertubarções mentais? pensamentos diferentes do padrão social imposto são perturbações? e o dinheiro...pra que serve mesmo? nossa cultura dá a ele o valor devido? será que ele vale mais que pensamos...ou não vale nada...
fisiologicamente existem vários tipos de funcionamento cerebral, várias dificuldades mentais, pessoas que vivem totalmente fora da (nossa) realidade, mas doidos, malucos, pancadas...enfim, a loucura, é mais do que uma definição cultural?

POETA DE GAVETA disse...

Como já mostrou Machado de Assis em "O Alienista", os loucos podem ser os saudáveis, e os outros é que são loucos.
Uma sociedade pode viver sem definir padrões? Não sei, eu acho que poderia não pegar tão pesado quando alguém não se encaixa.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Acabo de chegar e já fiquei fã.
Prometo acompanhar sempre.

Agora quanto a loucura...bom a loucura é algo que só se pode ter quando se está são (assim como só se pode ficar doente se antes estivermos saudáveis).
Logo, só os sãos correm o risco de enlouquecerem, e desta forma eu diria os "doidos" correm menos riscos no mundo de hoje.

POETA DE GAVETA disse...

Obrigado pela visita.
Apareça sempre.

Talvez, o risco para os "doidos" seja justamente a sanidade.

Abraço

Wellington