sábado, 31 de dezembro de 2011

Encaixado

Mais um dia de trabalho. Oito meses já, queria férias, mas tudo bem! Acordar todo dia às cinco, pegar o ônibus, depois o outro, trabalho corrido e puxado, sair às seis, chegar em casa às oito. Esta é a rotina cansativa de Roger Lins.

__ Por que não procura outro emprego? Mais perto de casa. Dizia a mãe, com pena do filho.

No momento era o que tinha, era o que dava, não tinha o que fazer. Melhor do que ficar parado!

O corpo já acostumou com o horário, dorme no ônibus, não chega atrasado, aprendeu o trabalho.

Lembrava-se vagamente dos primeiros dias, quando o local ainda era estranho, o percurso, o horário, as pessoas.

Lembrava-se muito bem do dia da entrevista porque poderia ter chegado atrasado. Gaguejou, não soube responder uma pergunta, estava nervoso, não soube preencher a ficha, mas, apesar disso tudo, não chegou atrasado.

Roger Lins estava trabalhando, estava empregado, não estava desandado como tantos do seu bairro. Roger Lins fazia o que pediam, chegava na hora e saía depois do horário.

Esse jovem estava, por assim dizer... sei lá... feliz!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Nixon (Filme de Oliver Stone)

Eu não sei nem explicar muito bem o motivo, mas eu tenho uma ligação afetiva muito forte com este filme!
Esta é uma biografia, em forma de filme, sobre uma das figuras mais controversas da história dos Estados Unidos, o ex- presidente Richard Nixon, que aqui é interpretado de forma espetacular por Anthony Hopkins.
O Richard Nixon trazido ao cinema por Oliver Stone, não é e não poderia ser o Nixon real. Entretanto, o que vemos é um personagem completo e complexo: com seus medos, suas memórias, seus demônios, suas qualidades e defeitos (que não eram poucos). Além disso, é uma boa visão sobre o contexto político da época: da guerra do Vietnã, das disputas eleitorais e da guerra fria.
No começo, o filme é realmente um pouco difícil, indo e voltando no tempo, mas ao assistir é necessário manter-se preso ao personagem central, ir tentando entendê-lo e sentí-lo. Nixon é um filme raro, como um bom livro!

Nixon

Direção: Oliver Stone
Elenco: Anthony Hopkins, Joan Allen, Paul Sorvino, Ed Harris, Bob Hoskins, James Woods, Mary Steenburger, entre muitos outros.
Ano de lançamento: 1995.
Duração: 3horas e 12minutos.
Formato: Rmvb.
Tamanho: Parte 1 - 290.71 MB Parte 2 - 342.03 MB
Áudio: Português do Brasil.

Para baixar clique aqui: Parte1 - Poeta de Gaveta Parte 2 - Poeta de Gaveta

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nascimento

O vento abraçava a escuridão. A escuridão apaziguava o pensamento de Roger Lins. Ele fumava um cigarro no quintal e aguardava ansiosamente pelo dia de amanhã. Ensaiava as palavras, tentava antecipar perguntas, o melhor tom de voz.

Agora a cerveja acabou, mais de duas horas da madrugada, domingo à noite, a segunda feira vai nascendo lentamente. Ela vai atravessando paredes, assumindo o horizonte, o ar, o céu, os sons e a terra. O domingo morre para nascer a segunda-feira: é o dia útil.

Roger Lins será alçado pela utilidade do dia. Ele tem o que fazer, sabe o que fazer, por qual motivo fazer, onde e quando. É uma entrevista, é uma apresentação, é uma salvação. A roupa já estava escolhida. Tudo certo!

Tem o ônibus, é f.... Não pode falhar, justo amanhã, amanhã não pode atrasar, não pode chover.

Pensava até em não dormir para não perder o horário!

O Show De Truman: O Show da Vida – Dublado


Assisti este filme novamente, depois de muito tempo! Pensava em utilizar em sala de aula, mas acabou não dando tempo, utilizei outros filmes em caráter emergencial!
O filme retrata um homem que vive em um programa de televisão, todas as suas ações são transmitidas ao vivo no programa Show de Truman: desde o nascimento até a idade adulta. Todos sabem da verdade, menos ele, que começa a desconfiar.
Serve muito para pensar o poder da mídia e os limites éticos para buscar audiência.

O Show de Truman: O Show da Vida

Direção: Peter Weir
Elenco: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, entre outros.
Ano de lançamento: 1998.
Duração: 1hora e 42minutos.
Formato e Tamanho: Avi, 520.3 mb.
Áudio: Português do Brasil.

Para baixar clique aqui: Poeta de Gaveta